"ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - NA PAZ E NA GUERRA ATÉ A MORTE NÓS SOMOS A RESERVA ATENTA E FORTE!"


Home
Associação
Agenda
Convênios
Parcerias
Canções
Fotos
Notícias
Artigos
Honrarias
Uniforme R/2
Banco de Dados
CPOR-RJ-Notícias
Medalhas Major Joaquim       Thiago da Fonseca
Oportunidades Trabalho
Identidade Militar

Fale Conosco







 

Home - Notícias e Eventos

Visita do Ten Israel Rosenthal a OCEX - Odontoclínica Central do Exército

OCEX

Veja mais fotos

A sexta-feira foi de festa na OCEX - Odontoclínica Central do Exército, na Praça da República, Centro do Rio de Janeiro. Além de comemorar os aniversariantes do mês, a convite do Diretor Coronel João Henrique Vieira Lima, compareceu um dos últimos Vetaranos do Serviço Odontológico da FEB, o Tenente Dr Israel Rosenthal, a fim de receber em nome do Museu da Casa da FEB uma réplica da placa instalada na OCEX em homenagem aos 25 Cirurgiões Dentistas que integraram a a FEB durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, onde consta o nome de Rosenthal ainda como Aspirante.

A cerimonia realizou-se no Salão Nobre do Palacio da Saude, re-inagurado há poucos meses como Complexo Palácio da Saúde/Odontoclínica Central do Exército, um belo prédio erguido em 1902 para sediar a Diretoria de Saude do Exercito, e que mais tarde abrigou o Superior Tribunal Militar e a Primeira Circunscrição do Serviço Militar, permanecendo longos anos fechado até receber a atual destinação, sediando um dos maiores e mais importantes centros odontológicos do Brasil, e o único voltado para a odontologia no Exército Brasileiro.

A cerimonia foi aberta com o Toque de Presença de Ex-Combatente, diante do efetivo formado no Salão Nobre, com a marcialidade própria dos militares dos Serviços de Saúde, seguindo-se as palavras do Diretor Cel João Henrique ao efetivar a entrega da Placa à Casa da FEB, e a alocução de agradecimento do Ten Rosenthal, quando recordou os dias intensos vividos na Campanha da Itália, onde uma simples dor de dentes ou um canal infeccionado poderia deixar um soldado fora de combate. Hoje aos 92 anos é um dos últimos dentistas da FEB ainda entre nós, e Presidente do Conselho Deliberativo da Casa da FEB.

Israel formou-se Cirurgião-Dentista pela Faculdade Nacional de Odontologia da Universidade do Brasil em 1943, tendo obtido um dos primeiros registros no CRO-RJ sob nº 196. Em concorrida cerimônia no Estádio do Vasco da Gama em São Januário, Israel foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria, na Turma de 1944.

Apresentou-se como Voluntário para o Serviço Ativo, sendo classificado no 2º RI e designado subalterno da Companhia de Metralhadoras do III Btl. Aos 8 de fevereiro de 1945 embarcou no transporte de tropas americano USS General Meighs, com destino ao Teatro de Operações da Itália. Sendo um dos 4 cirurgiões dentistas formados disponíveis fora dos Quadros de Saude da FEB, foi requisitado pelo Comando, pois a relação dentista/paciente era muito baixa para os 25 mil homens da FEB, aos quais eles seriam mais úteis no esforço de guerra em um Gabinete Odontológico.

A placa será incorporada ao acervo do Museu da FEB, que pode ser visitado as terças e quintas das 13 as 17h, na Casa da FEB - Rua das Marrecas 35 – Lapa – Rio


Texto e Fotos:
Assessoria de Imprensa e Divulgação
Casa da FEB – RIO
Diretor - Israel Blajberg
30 ago 2013

Voltar ao inicio

Voltar                                                  Home

associe

Contribua com a nossa Associação
de forma rápida, simples e segura.
Nossas realizações dependem
da sua valiosa contribuição.
pag-seguro

botonloja

Junho de 2012 - Web Designer - Ana Fontes